quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Configurando ligações tronco Cisco


Como um candidato de CCNA você deve estar familiarizado com as funções e configurações de ligações interurbanas.

Em breve, um link tronco é qualquer conexão entre dois switches onde há a necessidade de transportar o tráfego de várias VLANs.

Quando um switch envia o tráfego de uma das portas ele é chave pertencentes a uma VLAN através de um outro interruptor que deve marcar o quadro como sendo um membro daquela VLAN originado na chave envio para que o interruptor receptor pode determinar em qual VLAN para colocar o frame.

No CCNA existem vários métodos de configuração tronco link que você deve saber e entender.

O primeiro método de configuração tronco link que você deve saber para o CCNA é o modo conhecido como desejável dinâmica. Neste modo, o porto vai tomar a iniciativa de negociar com o ponto de conexão da porta para se tornar um link de tronco. Este protocolo é conhecido como DTP (Dynamic Trunking Protocol), no CCNA a maneira em que opera DTP é esperado.

Switch (config-if) # switchport modo automático dinâmico

Como um candidato de CCNA você tem que saber que uma porta definida para DTP (padrão em muitos switches Cisco) sempre vai tentar tornar-se um tronco, periodicamente a porta definida para Desejável dinâmico irá enviar um quadro DTP, se receber um quadro em DTP voltar então nesse ponto as duas portas será troncos.

O segundo método para definição de porta é conhecido como Auto Dinâmica, outro tema que, como estudante CCNA você deve conhecer e experimentar. Ao contrário Desejável dinâmico, o modo Automático está em um estado passivo e não irá emitir quadros DTP até que recebe um quadro DTP a partir de um porto em anexo, em que ponto a porta modo automático irá responder com o seu quadro DTP própria e as duas portas, então, tornar-se ligações tronco e carregam todas as VLANs por padrão.

Switch (config-if) # switchport modo automático dinâmico

O terceiro método, que como um candidato de CCNA você deve estar atento é o método geralmente preferido e é chamado simplesmente de "tronco". Neste modo particular, a porta está a tornar-se um tronco estático independentemente da forma como a outra extremidade está definido.

Switch (config-if) # switchport modo tronco

Ao definir uma porta para "tronco" muitos estudantes CCNA acreditam que DTP está desativado, este não é o caso, para desativar uma DTP deve executar um comando exclusivo sob a interface prompt, seu comando é:

Switch (config-if) # switchport nonegociate

É aconselhável que todas as portas de conexão switches são configurados para trunking estático e que a DTP é desligado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário